quinta-feira, 31 de outubro de 2013

O que fazer com óleo de cozinha usado?


Depois do preparo das refeições sobrou uma quantidade considerável de óleo na panela. O que fazer com este produto após seu uso? Muitos o jogam no ralo da pia, no vaso sanitário ou no lixo e se livram das sobras de forma prática e rápida.

Esta atitude, porém, pode trazer danos irreparáveis ao meio ambiente. Ao descer pelo ralo, o óleo vai para a rede de esgoto e pode entupir as tubulações e contaminar a água. Cada litro de óleo despejado no esgoto tem capacidade para poluir cerca de um milhão de litros de água.

A reciclagem do produto é uma saída sustentável para o problema. Existem diversas finalidades para o óleo de cozinha usado: produção de resina para tintas, sabão, detergente, glicerina, ração para animais e até biodiesel.

Escolha a melhor opção para você e minimize os impactos negativos causados ao planeta.

Armazene e leve a um posto de coleta

Coloque a sobra da fritura em uma garrafa PET limpa e entregue em um posto de coleta para que seja reciclado corretamente. Pesquise e conheça os locais próximos da sua casa.

Transforme-o em sabão caseiro

Você mesmo pode dar um novo destino ao óleo de cozinha. A receita é simples e pode ser feita em casa:

Materiais: 5 litros de óleo de cozinha usado, 2 litros de água, 200 mililitros de amaciante, 1 quilo de soda cáustica em escama.

Preparo: coloque cuidadosamente a soda em escamas no fundo de um balde e acrescente a água fervendo. Mexa até diluir todas as escamas da soda e depois adicione o óleo e mexa. Em seguida, adicione o amaciante e mexa novamente. Jogue a mistura numa fôrma e espere secar. Corte o sabão em barras.

Incentive o descarte correto

Conscientize seus vizinhos e colegas de trabalho sobre o descarte correto do óleo de cozinha. A arrecadação feita em escolas e empresas é muito importante, pois dá um fim adequado a um grande número de sobras.

Fonte: Envolverde

Nenhum comentário:

Postar um comentário