terça-feira, 22 de outubro de 2013

Apple terá sede com painéis solares e sete mil árvores


Com quatro andares e 260.128,512 m², o prédio será parcialmente abastecido por seus painéis solares e abrigará sete mil árvores.

O verde, bastante notável do projeto e que representa 80% da área, deve inspirar os funcionários do campus.

Hoje, o terreno escolhido está disposto exatamente o contrário: 20% de área verde e 80% de concreto.

É bem possível que o design - que se mostrou comprometido com o meio ambiente - dispense ar-condicionado durante 70% do ano, já que a construção terá boa ventilação natural.

Outro exemplo é a iluminação, que além de ser inteira de LED, terá sistema inteligente adaptado às condições locais. Estima-se que o prédio gastará 30% menos energia que outros do mesmo porte.

Conscientes de que a construção civil também traz prejuízos para o planeta, os resíduos gerados durante as obras serão reciclados no local – evitando transporte.

Depois da morte de Steve Jobs, o projeto ficou na mão de Jonathan Ive, responsável pelo design da multinacional, e de Norman Foster, arquiteto responsável pelo prédio.

O investimento total estimado é de U$ 5 bilhões – custo que excede o do projeto das novas torres do World Trade Center –, mas a empresa ainda quer cortar U$ 1 bilhão antes de dar início às obras, que durará cerca de três anos.

Fonte: Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário