segunda-feira, 16 de abril de 2012

Esculturas orgânicas mostram a vida que vem da grama


Quem, na correria cotidiana, já parou para pensar nos laços de dependência que existem entre o alimento que chega às nossas mesas, diariamente, a terra usada para cultivo das mais diversas espécies de vegetais, frutas e hortaliças e, ainda, o efeito do que comemos tem sobre nosso corpo?


Para mostrar como o ciclo de produção e consumo de alimentos nos afeta a todos, a designer francesa Mathilde Roussel criou a exposição "Lifes of Grass" ("Vidas da grama", em tradução livre). Usando solo, metal reciclado e sementes de trigo, a artista montou estruturas em sua maioria em formato orgânico, que ficam suspensas no ar ou repousadas no chão.


É possível acompanhar as etapas de geminação das sementes de trigo, de uma escultura com pouca grama a uma forma humana totalmente coberta por um cobertor verdinho. Para Mathilde, o mundo natural, quando ingerido como alimento, torna-se um componente do ser humano, sua parte vital, algo superior ao mero prazer gustativo.


"Me esforço para mostrar que o alimento, a sua origem e o seu transporte têm um impacto sobre nós que vai além do simples gosto, do sabor. O poder dentro dele afeta todos os órgãos do nosso corpo", diz em seu site oficial.


"Observar a natureza e estar ciente de que o que comemos nos torna mais sensíveis aos ciclos de alimentos do mundo - da abundância à escassez e fome - nos permite estar fisicamente, intelectualmente e espiritualmente ligados a uma realidade global", defende.




Fonte: Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário