quinta-feira, 22 de março de 2012

Como ser “verde” no seu trabalho?


Você sabia que os congestionamentos, apenas na cidade de São Paulo, acarretam em um gasto estimado de R$34 bilhões por ano? Optar por outros meios de locomoção, que carregam atitudes e pensamentos verdes é uma excelente forma de contribuir para um mundo melhor! É extremamente importante que as organizações exercitem a responsabilidade sócio-ambiental, se preocupem com a qualidade de visa, a preservação e a harmonia social.

Quando as pessoas perceberem que a causa verde é uma opção viável e começarem a se envolver em campanhas contra depredação do meio ambiente e a favor de ações que ajudem a minimizar os danos no planeta, teremos uma sociedade cada vez mais envolvida na questão ambiental e então, poderemos perceber uma mudança significativa de comportamento. Veja como você pode ser verde no seu trabalho e fazer a sua parte nesse processo:

- Evite imprimir. Se não tiver opção, configure sua impressora para trabalhar no modo econômico. Há também opções de softwares que ajudam o PC a obter a melhor relação entre boa qualidade e pouca tinta.

- Utilize cartuchos recondicionados. Há lojas que aceitam seus cartuchos velhos e lhe concede descontos na compra de novos.

- Procure utilizar papéis com o selo de certificação FSC (Forest Stewardship Council ou, no Brasil, Conselho Brasileiro de Manejo Florestal). Esse certificado é identificado pelo desenho de uma árvore e garante que aquele papel é oriundo de manejo sustentável, que respeita os princípios da sustentabilidade: viabilidade econômica, proteção do meio ambiente e respeito à comunidade.

- Utilize os dois lados da folha. Faça uma caixinha de “papel rascunho” e coloque as folhas que podem ser reutilizadas. Muitas vezes imprimimos errado, ou utilizamos apenas um lado da folha e jogamos no lixo, quando poderíamos reutilizá-la em outros trabalhos.

- Se você for imprimir um documento com várias páginas, utilize também os dois lados das folhas. Imprima primeiro as páginas pares e depois as ímpares.

- Conscientize seus colegas de trabalho sobre a importância de ter atitudes verdes e dê o exemplo.

- Implante a coleta seletiva na sua empresa. Converse com sua equipe e passe a separar os lixos orgânicos dos inorgânicos.

- Vá para ó trabalho de bicicleta. Bicicletas não poluem as águas, não utilizam combustíveis fósseis, não emitem poluentes, tal como o monóxido de carbono, não aumentam o efeito estufa e não contribuem para os altos índices de problemas respiratórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário