quinta-feira, 29 de março de 2012

5 formas fáceis de economizar combustível


Existem muitas formas de economizar combustível e ajudar o meio ambiente. Com os preços da gasolina cada vez mais altos, o orçamento mensal fica prejudicado.

Confira algumas dicas bem simples de seguir para conseguir se locomover pela cidade de forma sustentável e ainda economizar dinheiro.

1. Leve o seu carro para revisão regularmente

Verificar se o seu carro está funcionando corretamente é muito importante para economizar combustível. É interessante controlar alguns fatores específicos, como a quantidade correta de combustível do motor, balanceamento de rodas, as emissões de gases, funcionamento de freio, entre outras.

2. Verifique a pressão de ar do pneu

Ao sair de casa para uma viagem, por exemplo, é importante verificar a pressão dos pneus. Automóvel com pneu mal calibrado tem mais contato com o solo.

Então, o carro precisa gerar mais força, mais rotações do motor, para desenvolver a velocidade desejada. Essa má calibração causa uma emissão extra de 595 milhões de quilogramas de CO² somente na América Latina.

3. Carregue bagagens mais leves

Se você for fazer uma longa viagem, é importante tentar carregar malas leves. Menos peso na área posterior evita que o motor queime mais combustível para colocar o carro em movimento. Estima-se que a cada 45 kg adicionais de carga no veículo, o consumo de combustível aumente em cerca de 2%.

4. Evite o uso de ar condicionado ou ventilador de ar

Só ligue o ventilador ou o ar condicionado quando for realmente necessário. A energia consumida pelo compressor do sistema de ar condicionado é fornecida pelo motor do carro. Portanto, o uso deles faz com que o seu carro queime mais combustível e, consequentemente, polua e prejudique o meio ambiente.

5. Estacione o seu carro na sombra

Essa é uma dica boa para os dias de verão. Isso porque os carros que esquentam sob o sol demoram mais tempo para esfriar. Indiretamente, isso significa mais queima de combustível para esfriar o ambiente com o ar condicionado, por exemplo.

Fonte: Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário