segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Londres ganha lixeiras high tech que transmitem notícias


A cinco meses daquela que promete ser a Olimpíada mais verde já realizada no mundo, Londres estreou um moderno e inovador sistema de coleta seletiva – são 25 lixeiras inteligentes equipadas com duas telas LCD uma em cada lado, que são sensíveis ao toque e transmitem notícias em tempo real.

Instaladas na última semana, as novas lixeiras de coleta seletiva reproduzem, diariamente, das 6h às 23h59, informações do mercado financeiro, de cultura, esporte, entretenimento, meio ambiente e generalidades, que se intercalam com as previsões do tempo. O conteúdo será fornecido pela revista The Economist e pela London Stock Exhchange, entre outros veículos britânicos de prestígio.



Até junho, mais 50 aparelhos devem ser distribuídos pela capital inglesa. Há planos, inclusive, de garantir conectividade Wi-Fi na temporada dos jogos olímpicos. A ideia por trás da atratividade do aparelho é uma só: aumentar a taxa de reciclagem na cidade, chamando a atenção da população.



Agora, a empreitada não sai barato. De acordo com o jornal britânico Mail Online, a fabricação e instalação de cada unidade da lixeira high tech custa 30 mil libras (cerca de 82 mil reais). Ainda segundo o periódico, a novidade já despertou interesse de outras cidades, como Tóquio e Manhattan, que estudam implementar as lixeiras em suas ruas.

Fonte: Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário