segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

10 luxuosos carros híbridos e elétricos

A onda de automóveis verdes atinge até mesmo os modelos mais imponentes. Luxo agora é conciliar o requinte do interior e do acabamento com um motor amigo do meio ambiente.

Phantom Experimental Electric

O segmento automotivo de ultra-luxo fez seu début no hall dos veículos ecologicamente corretos com o lançamento do primeiro Rolls Royce elétrico, o 102EX Phantom Experimental Electric, no salão do automóvel de Genebra, em março. Com chassis em alumínio, o carro conta com dois motores elétricos que, juntos, rendem 290 kW, o equivalente a 389 cv. Testes de pré-lançamento sugerem que o novo Phantom deve ser capaz de fazer 200 km com uma única recarga da bateria de íons de lítio, localizada sob o capô.

O veículo acelera de 0 a 100 km/h em menos de 8 segundos e atinge velocidade máxima de 160km/h. Claro que tudo isso sai por um preço nada doce - a expectativa é de que custe pelo menos 1,6 milhão de dólares. Segundo a fabricante inglesa, o 102 EX foi produzido em caráter experimental para testar o 'apetite' do mercado automobilístico de luxo por carros verdes.


Cadillac Elétrico

Dê uma espiada no carro ao lado. Bonito, não? Pois será assim o primeiro automóvel com propulsão elétrica da centenária marca de luxo Cadillac. A produção dessa máquina verde de contornos requintados deverá começar entre 2013 e 2014, de acordo com a General Motors (GM). O Caddilac ELR, como foi chamado, irá utilizar um sistema de propulsão composto por uma bateria de íons de lítio que alimenta o motor elétrico além de um motor de quatro cilindros a gasolina.

Aqui, a fonte de locomoção primária é a energia elétrica, com o motor a gasolina entrando em funcionamento apenas para carregar a bateria. A autonomia do veículo é de 500Km, mesmo nível de outros modelos da fabricante GM, como o Chevrolet Volt e o Opel Ampera. Trata-se de um desempenho invejável se comparado com outros modelos “verdes” propostos pelo mercado de luxo, como o esportivo Fisker Karma elétrico ou o Phantom Experimental Electric, primeiro protótipo da ultra-luxuosa Rolls Royce.



Porsche Cayenne Hybrid

De olho nas tendências e também na sua imagem, a Porsche desenvolveu o Cayenne S Hybrid, utilitário esportivo movido a gasolina e eletricidade. Lançado em 2010 na Europa, o modelo é equipado com um motor 3.0 V6 a gasolina, de origem Audi, com 333 cavalos de potência, associado a um motor elétrico de 52 cavalos. Segundo a empresa alemã, o consumo médio do motor é inferior a 9 litros e tem emissões de CO2 de 210 g/km - 100 a menos em comparação com o Cayenne S V8 a gasolina, cujo consumo médio de combustível é superior aos 15 litros/100 km.



Mercedes-Benz S 400 Hybrid

A Mercedes-Benz lançou por aqui, em junho de 2010, o S 400 Hybrid, o primeiro automóvel híbrido à venda no Brasil. O sedan de alto luxo, que custa 253,5 mil dólares (cerca de 455 mil reais), possui um motor a gasolina 3.5 e uma unidade elétrica que rendem 299 cavalos de potência máxima. Com isso, ele é capaz de chegar à velocidade máxima limitada eletronicamente de 250 km/h. O consumo médio é de 11,9 km/l de gasolina, segundo a fabricante. A emissão de gás carbônico é de 186 gramas por quilômetro, compatível com carros com motor 1.6 a 1.8 na Europa - onde foi lançado no ano passado.



BMW Active Hybrid 7

A versão ecológica para carros de luxo da BMW é o sedã Active Hybrid 7, que faz frente a lançamentos "verdes" da concorrência, como o Mercedes S400 Hybrid. Segundo a montadora, o modelo tem a performance e o conforto de um BMW da série 7, mas agora com tecnologia ambiental na forma de um motor elétrico de 20 cv de potência combinado a um propulsor V8 a gasolina biturbo. Juntos eles geram 465 cv, que garantem ao carro uma aceleração de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos, e velocidade máxima de 250 km/h.


NC Mazda MX

Nem só de grandes indústrias automotivas vive o nascente mercado de carros elétricos. Há pequenas empresas que também produzem modelos incríveis e exclusivos. A japonesa Mitsuoka Motor é uma delas. Um dos seus veículos de maior destaque, o luxuoso NC Mazda MX, que mistura o estilo clássico com o esportivo, ganhou uma versão elétrica. Produzido de forma artesanal, o Himiko, como foi chamado, tem cerca de 168 baterias de lítios sob o capô. Segundo o fabricante, o carro faz 550 km com uma única recarga.




Fisker Karma Elétrico

A fabricante americana de carros de luxo Fisker Automative também já fez sua aposta ecológica para o segmento de esportivos. Os primeiros exemplares do Fisker Karma Eletric, um sedã elétrico com teto solar para quatro passageiros, chegaram ao mercado americano no ano passado. 
O carro vem com dois motores elétricos de baterias de íon de lítio, com autonomia de 80Km, e um motor de combustão interna, de apenas 2l, que funciona como gerador para alimentar o primeiro sistema. No modo elétrico, esse superesportivo de luxo pode atingir uma velocidade máxima de 153 km/h, mas se passar para o modo híbrido atinge facilmente os 200 km/h. Os motores elétricos somam 408cv e aceleram de 0 a 100km em 5,9 segundos.



Aston Martin elétrico

A fabricante inglesa de carros esportivos de luxo Aston Martin – famosa pela ficção dos espião britânico James Bond – anunciou em maio, o desenvolvimento do seu primeiro carro elétrico. O modelo mais ecológico da marca será uma adaptação do caçula urbano Cygnet, um Toyota iQ com a estética da Aston desenvolvido em parceria e lançado em 2009. De dimensões compactas, o esportivo verde está previsto para chegar aos mercados em 2013, um ano depois do lançamento da versão elétrica da fabricante japonesa, e deve atender às cada vez mais rigorosas leis de emissões da Europa.



Lincoln MKZ

O primeiro híbrido de luxo do Grupo Ford associa um motor a combustão de quatro cilindros e 2,5 litros e um motor elétrico, que juntos entregam um potência máxima de 190 cavalos. O sedã de interior luxuoso e com excelentes acabamentos tem desempenho que impressiona, fazendo 17,4 km/l na cidade. O carro traz ainda um dispositivo de direção inovador no painel – o SmartGauge com EcoGuide -, que ajuda o motorista a aprimorar a economia de combustível e o desempenho do híbrido.



Lexus CT200h

Investir em tecnologias que contribuam com a preservação da natureza é um dos motes da divisão de veículos de luxo da Toyota. A aposta verde da Lexus é o modelo compacto CT200h. O primeiro carro híbrido da Lexus utiliza uma motorização hibrida a gasolina, com uma potência de 98 cv, e elétrica, com uma potência de 38 cv. Em termos de desempenho, o CT200h apresenta consumo de 3,8 l/100 km e emissões reduzidas de CO2 (87 g/km). Dispondo de três modos de condução, o compacto acelerao dos 0 aos 100 km/h em 10,3 segundos e atinge velocidade máxima de 180 Km/h.



Fonte: Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário