terça-feira, 22 de novembro de 2011

Estádio de futebol americano é exemplo em sustentabilidade


Lincoln Financial Field, o estádio de futebol americano do clube Philadelphia Eagles, é o primeiro do mundo, com a auto-geração de energia renovável. O clube de futebol entrou em um empreendimento conjunto com a SolarBlue, uma empresa na Flórida, que está investindo cerca de US$ 30 milhões no projeto.


A empresa irá manter e operar sistema de energia do estádio nos próximos 20 anos poupando o Eagles de cerca de US$ 60 milhões em custos de energia. Em contra partida, a empresa espera que durante a vigência do contrato, seja capaz de gerenciar a produção energética, bem como gerar um número estimado de quatro megawatts de energia excedente - fora do pico - a ser vendido para a rede elétrica local.

Os painéis solares ficarão na porção superior do telhado do estádio, revestindo a fachada virada ao sul, e formando um teto sobre alguns lugares do estacionamento.

A área de estacionamento com manobrista será coberta pelos painéis que giram para melhor aproveitamento do sol. Os painéis serão os “carros chefe”, mas a equipe também planeja instalar pequenas turbinas eólicas no topo do estádio.

O estádio vai incluir 2.500 painéis solares e um conjunto de 80 turbinas de vento em forma de espiral para gerar eletricidade renovável. O estádio também terá uma usina de co-geração que utilizará gás natural e biodiesel.

Fonte: Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário