terça-feira, 18 de outubro de 2011

Eficiência Energética - economia de recursos naturais e financeiros

O mundo não para de crescer e, com isso, o aumento no consumo de energia é algo inevitável. Atrelado a esse fato estão as mudanças climáticas, que nos colocam a questão: como garantir o crescimento sem afetar o meio ambiente? Uma solução econômica, eficaz e rápida para minimizar os impactos do consumo de energia e emissão de gases é a melhoria na eficiência energética de indústrias e empreendimentos.

O primeiro passo para aumentar a eficiência energética, é realizar auditorias para identificar as oportunidades de redução do consumo e traçar metas. A próxima etapa é elaborar um projeto executivo.

Normalmente, as ações propostas baseiam-se no reuso e captação de águas pluviais; substituição de dispositivos de iluminação por outros mais eficientes; uso de sistemas de automação; adequação de grandezas elétricas e fator de potência às características da operação em questão; uso de energia solar; reaproveitamento de energia em dissipação; substituição de motores por novos, de alto rendimento, entre outras.

Após a implantação do projeto, há uma avaliação dos resultados para comprovar a redução no consumo de energia e identificar áreas críticas de consumo e visibilidade para planejar os investimentos e melhorias. Dessa forma, o consumo pode ser levado em consideração no processo de decisão de projetos, aquisição de novos equipamentos e serviços.

Além de otimizar o consumo, esta iniciativa poupa recursos naturais já que 86% da energia no mundo têm origem fóssil, diminui os custos de produção, elimina desperdícios e melhora os indicadores de produtividade da indústria.

Grandes empresas estão investindo na iniciativa, tanto por meio de políticas internas, quanto pela compra de equipamentos mais eficientes. Esse tipo de investimento ainda é registrado em menor numero em médias e pequenas empresas.

O retorno do investimento ocorre pela economia de energia ao longo da vida útil dos equipamentos e instalações e se transforma em lucro. Pode-se incluir ainda o fato de que uma maior eficiência implica em menor gasto de energia por unidade produzida. A melhoria na eficiência energética permite a diminuição da necessidade de expansão do setor energético, postergando altíssimos investimentos.

O principal foco das ações de eficiência energética deve ser o setor industrial. Segundo um estudo feito pela Eletrobrás/Procel e pela Confederação Nacional da Indústria, ele é responsável por mais de 40% do consumo de energia elétrica no Brasil. Caso as indústrias estudadas economizassem 6,4% de energia ao ano, ao fim de 20 anos, a economia gerada seria de R$ 85 milhões, além da redução de 239 milhões de toneladas de CO2 emitidos para a atmosfera.

Fonte: Revista Sustentabilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário