sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Sustentabilidade empresarial - Conceito que cresce mais


Quando se discute a preservação da natureza e seu impacto econômico, logo surge o termo Sustentabilidade. Nos últimos tempos, têm aparecido muitos questionamentos acerca da utilização dos conceitos de responsabilidade social e sustentabilidade empresarial. O planeta, hoje, dá sinais claros de que não suporta mais o ritmo de consumo que é impresso nos dias atuais. A poluição da água, da terra e do ar chegou a níveis tão altos que, em alguns países, os índices elevados em certas regiões já provocam deformidades e problemas gravíssimos de saúde nos habitantes locais.

O novo contexto mundial impulsiona as empresas a adotarem modelos de gestão mais sustentáveis. Neste sentido, a responsabilidade social empresarial emerge como uma alternativa cada vez mais comum de colocar em prática a Sustentabilidade Empresarial. Ser socialmente responsável considera a premissa de que o crescimento econômico – representado na geração de riquezas – é uma contribuição aquém daquilo que as empresas devem oferecer à sociedade. E não é só isso: desde que passou a ser empregada, a sustentabilidade empresarial adquiriu contornos de vantagem competitiva, o que permitiu a expansão de alguns mercados, como o de energia, que permitiu o surgimento das energias renováveis.

Vejamos alguns exemplos de sustentabilidade: elaboração de prédios que sejam cada vez mais eficientes energeticamente, utilizando a energia solar ou a eólica; e adoção de emissão de detritos praticamente zero no local da obra. Outro item importante para a arquitetura sustentável é a utilização racional da água nos empreendimentos. Uma questão básica é o aproveitamento da água da chuva para regar plantas e jardins. Os resíduos das construções também podem ser reciclados e usados como aterro, reduzindo os custos e a necessidade do descarte desses resíduos nos aterros sanitários (ou até pior, de forma errada e perigosa, no meio ambiente). Essas práticas ainda não são obrigatórias no Brasil.

A sustentabilidade empresarial é um conceito de suma importância e que deve ser difundido no mercado empresarial como um todo. O planeta e a civilização humana não podem mais desperdiçar oportunidades e desprezar os danos que foram provocados ao clima e ao meio ambiente. A Terra já não suporta mais o nível atual de consumo e de desperdício em que o homem vive. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário