terça-feira, 9 de agosto de 2011

Produção de Biodiesel


O combustível biodiesel é feito a partir de gordura animal ou óleo vegetal reagidos quimicamente com álcool. É considerado Ecologicamente Correto por ser biodegradável e renovável e apresenta as seguintes vantagens:

- Menos poluente que os outros combustíveis.
- Oferece maior segurança aos produtores em seu manuseio e armazenamento.
- É de alta lubricidade, sendo superior ao petróleo que perde parte dela durante o processo de produção de combustível.
- Sua produção gera empregos no setor primário, evitando o êxodo rural, fazendo com que famílias permaneçam em zonas rurais e mantenham hábitos de vida sustentável.
- É encontrado no mercado por um preço mais baixo que os outros combustíveis.
- Não exige alteração nos motores automotivos que comportam o diesel, sendo o rendimento o mesmo quando usado o biodiesel.

São essas as principais vantagens da produção e da utilização do biodiesel, uma forma de utilizar combustível sem agredir tanto o meio ambiente.

Porém, essa alternativa que tanto colabora com a conservação do Meio Ambiente não é uma ação que gera somente vantagens.

A produção do biodiesel resulta entre 5% e 10% de glicerina, que quando queimada gera a acroleína que é suspeita de ser cancerígena.

Além disso, temos que levar em consideração a grande área necessária para o plantio de soja, por exemplo, fornecedora de óleo para sua produção. Essa área tem utilizado espaços de florestas tropicais, favorecendo a extinção de espécies que tem perdido seu habitat natural por causa dessas plantações.

A intensiva produção de vegetais para esse fim gera ainda o desgaste do solo, podendo causar a destruição de flora e fauna que leva ao aumento de parasitas como o transmissor da malária, por exemplo, além de colaborar para a extinção de espécies.

Não devemos esquecer também que apesar de emitir menos CO2 que as alternativas de combustível, o biodiesel ainda libera CO2, e gasta energia para sua produção com a necessidade de adubos, motores e máquinas para o tratamento das plantações.

Portanto, o biodiesel é sim uma Alternativa Sustentável, porém tem que ser produzido com consciência e com cuidado para que suas desvantagens não ganhem proporções maiores que suas vantagens e este não se torne mais um agressor ao meio ambiente.

Fonte: atitudes sustentáveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário